WHATSAPP Topo

(11) 5929-3837 | (11) 5927-5290

HORÁRIO: SEG à SEX: 9h às 19h | SÀB: 9h às 16h

Clínica Freuavet Logo

Notícias

Parvovirose

A parvovirose é uma doença infectocontagiosa, bastante comum em cães, causada pelo parvovírus canino (CPV). Trata-se de um vírus de DNA que sobrevive por anos no meio ambiente e resistente à maioria dos desinfetantes.

O vírus da enfermidade pode ser transmitido por contato direto com outros cães infectados, parques e regiões com maior aglomeração de cães, fezes, brinquedos, bebedouros, mordedores, roupas e acessórios de animais contaminados ou até mesmo pode ser transportado nas patas ou no pelo dos cães, no sapato dos humanos e nas gaiolas dos animais.

Os principais sintomas da parvovirose são vômitos, febre alta, desidratação, perda de apetite, diarreia com sangue e odor fétido, gastroenterite (inflamação das mucosas do estômago e do intestino).

Por se tratar de uma doença viral não há medicamentos que irá atingir diretamente o agente, sendo assim o tratamento é feito com suporte de soroterapia e medicamentos de acordo com os sinais apresentados pelo animal.

Para aliviar os sinais, a reposição de fluidos é, normalmente, a primeira medida adotada, seguida da administração de medicamentos antibióticos e antieméticos. Em alguns casos pode ser necessária a internação para o período de tratamento mais intenso.

Mas para alcançar a eficiência do tratamento e recuperação do animal o estado sistema imunológico irá influenciar bastante, sendo que em alguns casos os animais não resistem aos primeiros dias da doençaq.

A prevenção está estritamente relacionada com a vacinação em dia, com os 45 dias de idade o cãozinho deve tomar a primeira dose e após isso o reforço é essencial.

O contato com animais doentes deve ser evitado e também os passeios antes da vacinação, a higienização do local onde o animal vive e o acompanhamento do veterinário.

Todo o cuidado é necessário para garantir a saúde dos pequenos principalmente nos 6 primeiros meses de vida.